Todos os elementos, ou seja, queratina intracelular, envelope de queratinócitos e lipídios intercelulares, que desempenham um papel importante na semiologia e estabilidade estrutural e funcional das células A epiderme, especialmente o estrato córneo. Se considerarmos a epiderme, e mais especificamente o estrato córneo, como uma parede, Em vez de tijolos, queratinócitos, em vez de cimento, lipídios. Obviamente, uma boa parede é Um com bom tijolo e bom cimento, ambos em proporção ideal. Se ocorrer alguma falha em um deles Dois elementos da parede que podem desmoronar. melanócitos. Eles são o segundo tipo de célula encontrado na camada basal, também encontrado no estroma Nos folículos pilosos e nos ductos das glândulas sebáceas e sudoríparas. Estas são as células coradas Geralmente exibido por H&E, mostrado como células claras, tem um pequeno núcleo hipercromático, exceto O citoplasma é claro e levemente basofílico.

Longos processos de ramificação

 Manchas de prata dendríticas Melanócitos, com muitos longos processos de ramificação associados às células espinhosas sobrejacentes. Em geral, 1 em cada 10 a 20 melanócitos Queratinócitos. melanócitos, juntamente com Os queratinócitos, que são funcionalmente relevantes, constituem a unidade de melanina epidérmica pele. Essas células estão em seu citoplasma, Organelas especiais chamadas melanossomas, onde são sintetizadas e depositadas A melanina é armazenada pela tirosinase nos ribossomos de armazenamento. Os melanócitos também Eles têm algumas funções muito específicas: Promover a coloração responsável pela conservação e atração sexual; protege contra radiações, principalmente ultravioleta (UV); participa de processos inflamatórios.

O texto acima "Estabilidade estrutural e funcional das células" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.